domingo, 3 de agosto de 2008

SÉRIE: PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA

CONDE D'EU EM TUBARÃO (do "Correio do Sul", de Laguna, edição de 10/05/1942)

"A Verdade, jornal que se publicava em Laguna, tendo como redator e proprietário o bacharel Thomás Argemiro Ferreira Chaves, em seu número de 04 de janeiro de 1885, dá longa notícia a respeito do fato.
O sr. Conde d'Eu chegou à Laguna ao amanhecer do dia 26 de dezembro de 1884 a bordo do "Humaitá", desembarcando as 5 e meia da manhã.
Faziam parte da comitiva o Major Santos, Comendador Carvalho, senhor Manoel Moreira e um criado.
Diz "A Verdade" que S.A. agradeceu os cumprimentos das autoridades e, "procurado pelo Sr. Colaço, foi este apresentado e bem assim diversas outras pessoas que ali se achavam".
Ao ocupar o seu lugar, continua o mesmo jornal, S.A. fez tomar assento a seu lado o Sr. Colaço e entrou em larga conversação com ele, pedindo-lhe informações sobre as terras de seu patrimônio na Colônia Grão Pará e de Tubarão em geral.
Tratando da estada do Principe em Tubarão, no solar dos Colaços, narra o jornal lagunense: o sr. major Colaço preparou um cômodo especial para S.A., composto de sala de recepção, câmara de dormir e quarto de banho. Sobre o jantar oferecido ao augusto visitante dá os seguintes detalhes: "S.A., ocupando a cabeceira da mesa, convidou para assentar-se a sua direita o sr. Major Colaço, fez assentar à esquerda a Exma. Sra. D. Carolina Colaço, filha daquele cavalheiro; à direita do sr. Colaço fez assentar a Exma. Sra. D. Eugênia de Bessa, esposa do sr. Galdino Bessa, sobrinha daquele; à esquerda da Exma. Sra. Dona Carolina colocou o Senhor João Cabral, Presidente da Câmara Municipal .
Depois de visitar a colonia Grão Pará o sr Conde d'Eu iniciou a viagem de regresso ao Rio e são ainda de "A Verdade" esses tópicos: "Ao chegar à estação da Piedade, na villa de Tubarão, desceu do carro S.A. para fazer as despedidas,, o que fez manifestando a todos a sua satisfação e reconhecimento, muito especialmente ao Major Colaço, pelas boas informações que lhe deu e o bom acolhimento que lhe fez, pedindo-lhe que o recomendasse às suas filhas. Ainda uma vez, no carro, despediu-se S.A. do sr. Colaço e partiu".

(Nota do Blog: - o Major Colaço, depois Coronel e hoje nome de importante artéria central de Tubarão, viria a ser sogro do legendário advogado e jornalista mineiro - radicado em Tubarão até 1831 e posteriormente em Laguna até o fim de seus dias - Dr. João de Oliveira, diretor priprietário do "Correio do Sul". - Abreviatura S.A.: Sua Alteza).

Nenhum comentário: