domingo, 3 de agosto de 2008

ORIGEM DA FESTA DO PINHÃO - LAGES/SC

Fonte: Correio Lageano - Ano LXIV - Nº 13.047 - sexta-feira,04 de junho de 2004 - Página 2 -

(VEJA REPRODUÇÃO DA PÁGINA DO JORNAL)

História da Festa do Pinhão

No mês de junho, o homem serrano aguarda com ansiedade a chegada dofrio. Sabe que com a geada e a neve, além da beleza virá a renovaçãoda vida, porque os campos que ficaram amarelados pelo frio, logorenascerão num grito verde de vida. Também será a época de colher opinhão.
O pinhão, comum nos campos e florestas da região sul do Brasil é frutoda araucária brasilienses o "popular" Pinheiro – do Paraná. Os nativosindígenas e depois os caboclos e colonizadores descobriram nestasemente, um alimento delicioso.
Eles utilizavam o pinhão como alimento, mas de forma simples.Geralmente era cozido na água, em panelas de ferro ou sapecados nobrasileiro, normalmente feito com as grimpas dos pinheiros.
Hoje o pinhão faz parte de pratos sofisticados e serve de ingredientebásico para o concurso de gastronomia que acontece anualmente na épocada Festa do Pinhão.
Em 1973 surge a idéia e vontade de fazer uma Festa, utilizando opinhão como tema. Foi durante a gestão do prefeito Juarez Furtado. O jornalista e Diretor de Turismo Municipal Agilmar Machado, uniu-se aAracy Paim e juntos promoveram um evento na Praça João Costa, nos dias14 e 15 de julho. Foi um evento simples, mas que será a semente damaior festa da serra catarinense.
As atrações da primeira festa foram: desfile de abertura com a rainhae princesas, baile e prova de kart, além das barracas de costaneira ea presença de CTGs e artistas locais.
Mas o evento ficou "adormecido" e só treze anos depois renasceu, agorana gestão do Prefeito Paulo Duarte em 1987. Volta maior, comexposições, concursos e a festa passa a ser realizada no Parque ContaDinheiro. Em 1989, já um grande evento, transforma-se em FestaNacional do Pinhão.
A festa é muito importante, porque mantém vivo o nosso passado, comfolclore rico, marcado por lendas, "causos" e canções. Daí aimportância da Sapecada da Canção Nativa, onde os temas da nossa Terrae os costumes da nossa gente, as comidas típicas como a paçoca depinhão e o entrevero, o artesanato, as domas e as lidas do campo, sãotemas de belas músicas que enchem as noites de cultura e desaudades....
Para atrair o público, principalmente o jovem, trazem, à Lages bandase artistas de destaque no cenário nacional. Assim nas frias noites, osshows são esperados, ouvidos, aplaudidos. Desde as músicastradicionalistas, rock, pagode e outros gêneros musicais alegram e dãovida ao Parque Conta Dinheiro.
Mas é preciso tomar cuidado para que o novo, o moderno não tire da Festa do Pinhão as raízes da nossa Terra.

(Fonte: Correio Lageano - Ano LXIV - Nº 13.049 - domingo e segunda-feira,06 e 07 de junho de 2004 - Página 6 - CL Variedades)

Nenhum comentário: