sábado, 22 de maio de 2010

DO "NOTISUL" (Cristiano Carrador-coluna "Contexto")

• Jornalista, escritor, Agilmar Machado, com atuação em todo o sul do estado, recebe, da câmara de Laguna na próxima segunda-feira, o título de Cidadão Lagunense.

Merecido!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DEMONSTRAÇÕES DE CARINHO E APREÇO (BLOG DO VALMIR-LAGUNA)

[M de Fatima B Michels]

Ao Agilmar endossamos as felicitações e acolhida à concessão do merecido título. Passará doravante, a partir da próxima segunda-feira, bem como os demais eleitos, a ser filho com cidadania registrada pela capital da república juliana! Abraço da Fatima21/05/2010 16:24

[Norberto Ungaretti]

Agilmar Machado pertence a uma família que fez história no rádio sul catarinense e, especialmente, lagunense. Aqui, também na imprensa escrita (Ariovaldo, meados dos anos 50). Escolhendo Laguna para residir, Agilmar logo se integrou à vida comunitária, como se realça no registro do blog. Associo-me à homenagem que é prestada a este velho amigo e agora oficialmente conterrâneo. Norberto Ungaretti21/05/2010 14:19

[Carlos Araujo Horn]

Conheci o Agilmar ao tempo em que trabalhava na Difusora e ele e seu irmão, Ariosvaldo, dirigiam a emissora.
Grande profissional,grande amigo. Pessoa com todos méritos para receber a honraria de "Cidadão Lagunense". Grande abraço a ele e sua família. 21/05/2010 13:58

[Leoberto Bittencourt]

Merecidamente é concedido o honroso título de cidadão lagunense ao ilustre historiador Agilmar Machado. Parabéns ao autor da proposta e, principalmente, ao agraciado. Contudo, não posso deixar de comentar a banalidade com que alguns Vereadores usam a importante honraria para satisfazer o ego daqueles que recebem e, ao mesmo tempo, contraírem dividendos políticos. A concessão do título deveria obedecer a critérios que observassem, com mais seriedade, o envolvimento na sociedade local e os relevantes serviços prestados ao município pelo candidato. É lamentável que a solenidade sirva a propósitos tão condenáveis. Mas o brilho desejado ficará por conta da figura irretocável do Agilmar Machado.

DO POPULAR "BLOG DO VALMIR", DE LAGUNA-SC

Agilmar Machado recebe Título de Cidadão Lagunense

Na próxima segunda-feira, 24, em solenidade na Câmara de Vereadores da Laguna, às 18h:30m, o radialista, jornalista e escritor Agilmar Machado recebe o Título de Cidadão Lagunense.

Nem precisa dizer da nossa satisfação. E já noticiamos aqui, em abril de 2009, quando aprovado o decreto legislativo por proposição do vereador Eduardo Nacif Carneiro-PP.

Homenagem, merecidíssima a quem por muitos anos prestou tantos serviços aos microfones e direção da Rádio Difusora de nossa cidade.
É também historiador, com várias obras publicadas e pertence à Academia Criciumense de Letras (cadeira 21). É co-autor de História da Comunicação no Sul de Santa Catarina e trabalha atualmente no livro "Divagações sobre o Tango", um relato da história do tango no Brasil.

Residindo há muitos anos na Laguna, no Balneário Mar Grosso, Agilmar é sempre um conversa agradável e inteligente. Membro da Loja Maçônica Regeneração Lagunense, Agilmar sabe conquistar e preservar amigos, inúmeros, não só aqui como em muitas outras cidades onde labutou em emissoras de rádio.

Por muitos anos meu pai, que trabalhou no final da década de 50 na Difusora da Laguna, comentava comigo dos profissionais da época e o nome de Agilmar sempre estava presente, como profissional dos microfones e da direção da emissora.

Há alguns anos, qual a minha surpresa quando fui apresentado ao Agilmar, bem ali na calçada do Jardim Calheiros da Graça por um amigo nosso em comum, o historiador Antônio Carlos Marega.

Logo uma relação fraterna e de cordialidade foi mantida e Agilmar, que foi colega de rádio de meu pai há 50 anos, vejam só! hoje também está no rol de pessoas que moram no lado esquerdo do meu peito.

Parabéns meu amigo, parabéns meu irmão, você merece.

Que o Grande Arquiteto do Universo sempre te proteja.

(Escrito por valmir guedes júnior às 18h46)

DO SITE "CAROS OUVINTES", DE FLORIANÓPOLIS

Agilmar Machado recebe título de Cidadão Lagunense

16/05/10

O radialista, jornalista e escritor Agilmar Machado, um dos colunistas pioneiros do Caros Ouvintes, recebe no dia 24/5 o título de Cidadão Lagunense que lhe fora conferido em 2009 pela Câmara Municipal da cidade de Laguna.

A cerimônia marcada para as 18h30 será realizada na sede da Câmara quando também serão agraciadas com o mesmo título as seguintes pessoas: Mauro Mariani, Gilberto dos Passos Aguiar, Roberto de Oliveira “Roberto Dinamite” e senhoras Elizabete Mason Machado, Ivete Marli Appel da Silveira, Maria Estelita Barreto.

Agilmar, aos 20 anos, em 1954 foi contratado pela Rádio Difusora de Laguna como locutor noticiarista e em 1955 assumiu a direção geral da emissora onde permaneceu até 1959.

Atualmente voltou a residir na gloriosa Vila de “Santo Antônio dos Anjos de Laguna”, como foi concebida em 1684.

(Nota: pela exiguidade de espaço no plenário da Cãmara para todos os convidados e autoridades, o Sessão Solene será realizada no Salão Anita Garobardi, do Turist Hotel, em Laguna)