quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DE CARMEN PATRÍCIA, FILHA DE GREGÓRIO BARRIOS

Comentei, tempos atrás, em Caros Ouvintes, ao elaborar matéria sobre a trajetória de Gregório Barrios “O Rei do Bolero”, muitos aspectos da vida profissional e dos contatos que mantive com o grande artista espanhol, casado com uma catarinense.
Sem dúvida nenhuma, embora de nacionalidade hispânica, Gregório foi o mais difundido, conhecido e admirado intérprete do bolero mexicano de todos os tempos.
O título da matéria é (vide arquivo deste site): “Gregório Barrios - O rei do bolero”, ornamentando-a, ao final, com uma de suas mais notáveis interpretações: o joropo venezuelano “Alma Llanera”.
Foi recebida uma resposta. Sem sua autora se identificar, a mensagem deixava muito a supor que havia partido de sua filha brasileira, Carmen (mesmo nome de sua mãe), por ter também o sobrenome Barrios e um prenome destacado apenas por uma inicial (E), porém correspondente ao sobrenome de sua mãe catarinense, Carmen Ehrhart (depois, Barrios).
Como teve a gentileza de deixar seu e-mail, não titubeei em manter contato e, com efeito, acabei descobrindo que se tratava realmente da filha do grande Gregório Barrios.
Trocamos os primeiros correios eletrônicos e foi por esse meio que soube muito mais: Gregório está sendo lembrado em sua vitoriosa carreira e tournées são realizadas lembrando suas imortais criações. A voz masculina - nos atuais espetáculos - é de um cantor argentino e uma voz feminina e certamente tão maviosa quanto a do pai, é da própria Carmen Patrícia E. Barrios!
A ex-Miss Santa Catarina, Dona Carmen (depois senhora Gregório Barrios), está hoje com 66 anos… Bem mas isso a própria Carmen vai contar mais adiante…
Para satisfazer a curiosidade dos velhos e fiéis fãs de Gregório Barrios - O rei do bolero, eis abaixo meu e-mail a Carmen (filha) e sua amável resposta:
“Patrícia: pelo que posso supor, tendo o mesmo nome da filha brasileira de Gregório Barrios e o mesmo sobrenome, prenome (E) correspondente ao da esposa catarinense do cantor, estou mantendo contato com a própria. Tenho interesse em reviver a trajetória de Gregório, especialmente porque minha especialidade literária está ligada à história, às artes e às comunicações. Espero que possamos seguir em contato. Desculpe a demora em responder, mas tenho múltiplos contatos durante o dia e acima de tudo, dificilmente retorno a ver matérias antigas que escrevo. Por casualidade fui buscar a de Gregório que está hoje editada na Argentina, Holanda, Suíça e, desde ontem (quando encontrei tua mensagem no site Caros Ouvintes) também no mais concorrido blog do país: o de Luis Nacif. Aguardo retorno. Agilmar Machado".
“Boa tarde Agilmar: Sim o “E” é o da minha mãe, significa Ehrhardt, estou com 32 anos e minha mãe com 66 anos. Bom senti vontade de verificar vários sites que falam sobre meu pai, constatei que há muitos erros sobre a vida dele, então juntamente com pessoas amigas estamos fazendo um site oficial e estou escrevendo um livro que conta a trajetória dele, e espero que este ano daremos inicio a turnê em homenagem a ele, onde terá um cantor argentino interpretando as musicas cantadas por ele, convidados, e eu cantando uma música dele… Até mesmo este fim de semana foi muito especial para mim, pois recebi a visita de minha prima, que era afilhada de meus pais, até por um pedido especial de meu pai quando minha prima nasceu ele pediu para minha tia dar o nome do pai dele que se chamava Patrício; então quando nasceu e era uma menina ficou sendo Patrícia; e em 2007 minha prima teve um filho que é meu sobrinho, e tem o nome de Gregório, que ela quis homenagear meu pai. E meu nome, por ter nascido um ano depois, ficou o primeiro de minha mãe o segundo de meu avô. Fiquei muito gratificada pelo seu reconhecimento por ele; qualquer interesse volte a me escrever. Boa semana! Carmen Patrícia Ehrhardt Barrios”
“Estimada Patrícia: recebi - com muita emoção pela admiração imorredoura que tenho pela obra artística de Gregório - teu amável e-mail. Estou te remetendo cópia de matéria que deverá ser editada em www.carosouvintes.org.br que mostra que a arte de Gregório está sendo continuada por sua querida descendente. Com a devida antecedência, desejaria ser informado sobre todos os programas de turnês a serem elaborados e produzidos, e locais onde serão apresentados, pois assim poderei dar uma ampla cobertura virtual através de sites de amplo alcance e mensagens individuais. Agradeço-te e me orgulho muito de teres não somente seguido os passos do inesquecível Gregório Barrios, mas também recordá-lo em livro. Teu pai é IMORTAL. Considere-me teu Amigo desde já e para sempre. Agilmar Machado”

Nenhum comentário: