quarta-feira, 8 de outubro de 2008

EL DI QUE ME UIERS UMA DUDA - mensagem

JASouza. deixou um novo comentário sobre a postagem ""EL DIA QUE MEQUIERAS"... UNA DUDA...":
Aprecio muito a poesia de Amado Nervo, mas se Alfredo Le Pera escreveuseus versos de El Dia En Que Me Quieras inspirado no poema homônimodaquele autor, sou de opinião de que a sua letra melhorou e muitoàquela do original.
Observe como soa muito mais natural e melodiosaleperamente, prova está que alcançou um sucesso universal jamaisalcançado pela outra similar.JASaudações.

Um comentário:

NOSSO TEMPO - Agilmar Machado disse...

Caro Amigo JA (velho seresteiro e iinspirado poeta de Jaguarão):

Também concordo contigo: a letra de Le Pera está devidamente "lapidada" em relação, ao poema de Amado Nervo.

Resta-nos ponderar dois fatores:

1 - A poesia de Nervo (que faleceu em 1918)é de uma época bem mais remota, digamos, dos tempos do bem-me-quer, mal-me-quer aqui pelo Brasil. Portanto adaptada à sua época;

2 - A letra de Le Pera, como todos os demais sucessos deste gravados na voz de Gardel, antes de mais nada inspiraram o Le Pera diretor e produtor cinematográfico, feita para ilustrar filmes (pois ele viveu entre Paris e Nova Iorque especialmente depois de 1929/30 projetando Carlitos mundialmente com os seus apreciados poemas. Desse processo participou ainda, de forma muito integrada, o gabaritado maestro Terig Tucci e sua orquestra, a quem são atribuidos os maviosos arranjos de tangos e outros temas gravados no período que foi até o fatídico ano de 1935 (23 de junho) do acidente que vitimou a ambos.

Desculpe a demora na publicação do teu registro. Pois ainda não aprendi a encaixar as mensagens após cada matéria.

Um abraço, velho gaudério!