sábado, 2 de agosto de 2008

40 ANOS DA ACI E 100 ANOS DA ABI, EM LAGUNA

Os 40 anos da Associação Catarinense de Imprensa - ACI - e os 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - foram enaltecidos no Dia da Imprensa Catarinense, 28 de julho, em Laguna.
Nesse dia, em 1831, o lagunense Jerônimo Francisco Coelho, militar e jornalista, não somente fundava o primeiro jornal de Santa Catarina - no Desterro - como também, no mesmo ano, a primeira loja maçônica da então província, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Concórdia.
Jerônimo Coelho é um dos vultos nacionais, dos dois impérios, de maior destaque histórico.
Entre outras funções chegou a ser Presidente da Província do Pará, Presidente da Província do Rio Grande do Sul e Ministro.
Nos estados por onde passou deixou seu honroso nome indelevelmente gravado para a posteridade.
O jornal "O Catharinense" antecedeu outro órgão que Jerônimo faria circular um ano depois: O Expositor.

SOLENIDADES

Na manhã do dia 28 de julho passado, como acontece todos os anos na mesma data, estiveram reunidos jornalistas, maçons, autoridades dos três poderes, militares e convidados especiais, para relembrar a trajetória desse ilustre brasileiro da Laguna.
Na praça que leva seu nome, junto ao seu busto, os presentes - em vibrantes alocuções - recordaram Jerônimo enfaticamente.
O Rotary Clube Laguna, através de seu Presidente, Gil Ungaretti Neto, enfatizou que, "malgrado o nascimento de Jerônimo tenha ocorrido 99 anos antes da fundação, por Paul Harrys, daquela instituição mundial, ele certamente demonstrou ter o espírito de um bem sucedido rotariano nos dias de hoje".
Os maçons presentes a esse ato depositaram, como de costume, um belo arranjo de flores naturais e uma faixa de homenagem ao ilustre brasileiro.

NO TURIST HOTEL INTERNACIONAL

Encerradas as homenagens no centro histórico da cidade, os presentes se dirigiram ao Turist Hotel Internacional, onde o jornalista Agilmar Machado, convidado pela Associação Catarinense de Imprensa, através do seu representante regional, jornalista Márcio Carneiro (Jornal de Laguna), proferiu palestra versando sobre a história da imprensa no sul de Santa Catarina.
Referiu-se não somente a jornais que marcaram de alguma forma a história da região, como também recordou e homenageou muitos e destacados colegas de profissão já falecidos.
Todas as homenagens, diligentemente acompanhadas pelo presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon, alcançaram ampla repercussão e veementes aplausos.

NA MAÇONARIA

A Loja Maçônica Regeneração Lagunense, na noite do mesmo dia, promoveu uma sessão magna (branca), com maçons de seu rito, como também de ritos de outras potências, famílias e convidados especiais.
Subseqüentemente um ágape foi oferecido nos salões da Loja, na Rua Voluntário Benevides.

Nenhum comentário: