domingo, 23 de maio de 2010

Coluna "Gente de Nossa Terra" - Jornal de Laguna - 18/05/2010


AGILMAR MACHADO

Jornalista, técnico em Turismo e em transações imobiliárias, monitor da Embratur, escritor e historiador, Agilmar nasceu em Araranguá, em 28 de julho de 1934, filho de Amarfilina (Martins) e de Manoel Telésforo Machado.

Iniciou na imprensa sulina, atuando pela Rádio Eldorado, de Criciúma, em 1949, indo depois fundar e dirigir a Rádio Difusora de Urussanga.

Mais tarde, em 1954 foi sub diretor e de 1955 a 1959 diretor da Rádio Difusora de Laguna.

Atuou ainda nas Rádios Tubá, de Tubarão e Emissoras Coligadas, de Blumenau, e jornais Tribuna do Sul, Tribuna do Vale e Nosso Tempo, de Araranguá, Correio Sulino e Jornal da Cidade, ambos de Tubarão, Tribuna Criciumense, Correio do Sudeste , Jornal de Verão, Jornal Noticeram, A Semana/DC, Jornal Mineirinho, Jornal da ASCEA, Indústria e Comércio, Cadernos DC-Sul, todos de Criciúma, Revista Reportagem, de Tubarão, e sem contar com o Jornal Regional, do qual era proprietário e que tinha edições em Araranguá, Tubarão e Criciúma.

Ele foi ainda secretário de Indústria e Conércio e de Turismo de Criciúma e Lages, presidente do Rotary Club de Araranguá e de Tubarão, chefe de gabinete nas prefeituras de Criciúma e de Araranguá.

É filiado a Associação Catarinense de Imprensa.

Bastante ligado as coisas da terra de Anita, ainda hoje ele lembra da cobertura que fez quando da semana do centenário da Comarca de Laguna, cedendo uma hora diária ao então juiz de Direito, dr. João Marcondes de Mattos, fundador do Museu Anita Garibaldi, em 1956 e do cinqüentenário da Sociedade Recreativa 3 de Maio, quando era presidente o sr. José Mello.

Aqui ele também foi um dos fundadores da Escola de Samba Os Democratas, membro efetivo do Rotary Club, aliás sendo seu diretor de protocolo e das Lojas Maçônicas Regeneração Lagunense e Tordesilhas.

Como escritor publicou dez livros, entre os quais “A história da comunicação no sul de Santa Catarina”, dedicando 35 páginas à Laguna.

Focalizando o mesmo tema, foi palestrante pelo Dia da Imprensa Catarinense, comemorado aqui em 2008.

Aposentado e há alguns anos, tendo fixado residência em Laguna, é um dos dedicados benfeitores do Asilo Santa Isabel.

Sua filha, Leila Machado (Peixoto), residente em Brasília, é nascida em Laguna, fazendo com que os laços de toda a família, cada vez mais e para sempre, fiquem ligados em nossa cidade.

Um comentário:

ISRAEL LOPES disse...

Prezado Jornalista
e Escritor AGILMAR MACHADO

Li no Lagunista o seu apreciado artigo sobre Pedro Raymundo. Como estudioso do autor de Saudade de Laguna, um dos clássicos do nosso cancioneiro, gostaria de contatar com o Sr. por e-mail.
Atenciosamente
Israel Lopes
Advogado e Pesquisador
E-MAIL:escritor.israellopes@bol.com.br