quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A HISTÓRIA REGISTRA

A TV EM TUBARÃO

A chegada dos sinais de TV em Tubarão deu-se através de repetidoras da antiga TV Piratini, dos Diários Associados, sediada em Porto Alegre.

A imagem, em preto e branco, era bastante deficiente.
Os problemas , no entanto, não obstaram ,ilhares de pessoas a irem às lojas especializadas para adquirir televisores.

Os valores iniciais dos aparelhos receptores eram excessivamente elevados, proibitivos às classes menos favorecidas e mesmo de posses medianas.

Foi quando surgiu a figura do "tele-vizinho", aquele que, não tendo condições de comprar o aparelho próprio, não perdia novelas e noticiosos,,indo à casa do vizinho mais próximo.

A TV Piratini transmitia praticamente tudo ao vivo, ou se integrava aos "enlatados"* das demais emissoras do condomínio "Associado" (Diários e Emissoras Associados) de Assis Chateubriand, do Rio de Janeiro e São Paulo (Rede Tupi).

Íris de Lettieri, Herón Domingues, César de Alencar, Glênio Perez (este de Porto Alegre), eram figuras constantes no vídeo da Piratini.

Em preto e branco, além da precária condição técnica, os chuviscos eram permanentes. Inventou-se, na época, uma robusta transparência azulada, de plástico rígido, que se punha à frente da tela, a fim de minimizar os efeitos do chuvisco, escurecendo a imagem.

"O Direito de Nascer!(versão do original espanhol com os atores, Amilton Fernandes e Aracy Balabanian), "Cara Suja", "Cavalo de Aço" e outras novelas menos famosas, marcaram a época, prendendo os atentos e fiéis telespectadores por horas à fio frente ao vídeo. Ano: 1963!

(Do livro "História da Comunicação no Sul de Santa Catarina", fase 1831/1970), pg 95, de Agilmar Machado)

Nenhum comentário: